Thursday, December 28, 2006

 

A emoção dos Natais

Quando enfim eu nasci minha mãe embrulhou-me num manto
Me vestiu como se fosse assim uma espécie de santo
Mas por não se lembrar de acalantos, a pobre mulher
Me ninava cantando cantigas de cabaré
Minha mãe não tardou a lertar toda a vizinhança
A mostrar que ali estava bem mais que uma simples criança
E não sei bem se por ironia ou se por amor
Resolveu me chamar com o nome do Nosso Senhor
Minha história é esse nome que ainda hoje carrego comigo
Quando vou bar em bar, viro a mesa, berro, bebo e brigo
Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz
Me conhecem só pelo meu nome
Menino Jesus

Paola Pallottino “Gesùbambino” (tradução e adaptação de Chico Buarque)


Sentidas , emoções, terá sempre o Natal
mesmo que muitas sejam sem sentido.
Todas as manhãs deste ano os sentidos nos acordaram,
gritando o sentido da vida.
Todos os dias nos fatigamos, sentidos,
na correria de viagens consentidas
por caminhos de muitos sentidos,
num rumo (certamente) com sentido..

Sentidas emoções terá sempre o Natal
mesmo que muitas sejam sem sentido.
Saibamos pois sentir
os outros sentidos, as outras emoções, desta data,
entendendo a vida sempre com novos sentidos, novas emoções
e sem ressentimentos…

Espero que descubram o sentido do poema de Paola Pallottino,
e da mesma forma que o Natal pode ser quando se quiser,
possam os homens e as mulheres, todos os dias, ser o menino Jesus.
No Novo Ano sintam e emocionem-se só assim a vida fará sentdio

(EMOÇÕES)

Comments:
Nesta altura as emoções ficam mesmo ao rubro, quer se queira quer não queira, fazemos inevitavelmente balanços....
Como sinto as coisas que vivi este ano? Que emoções eu guardo?
De uma coisa tenho a certeza, só guardei as que valiam a pena.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?